sexta-feira, 6 de agosto de 2010

The Joneses: review by Kekedascully

Esta semana assisti ao último filme de David Duchovny, “The Joneses”. Tecerei algumas linhas sobre minhas impressões sobre a produção. Se não se importar com “spoilers” prossiga com  a leitura.





A história começa com Sr. Jones (David Duchovny) e Sra. Jones (Demi Moore) e seu casal de filhos Jenn e Mick Jones chegando ao novo local de moradia, uma belíssima mansão situada em um condomínio de luxo. 


  A primeira ação é registrar em foto a felicidade da família,  então Mick, mais do que depressa, solicita que um passante o faça. 


 
  Alguns minutos depois, um casal de simpáticos vizinhos vem desejar-lhes boas-vindas. E, ao contrário do que se poderia esperar de uma família em pleno exercício de mudança, são recepcionados de forma acolhedora e alegre. É assim, sorridentes e receptivos que os Jones lidarão com todo e qualquer personagem com quem tiverem contato.
 Esse comportamento, como veremos, é apenas teatro, ou melhor, técnica de vendedores. Assim como aqueles indivíduos, treinados em lojas, que vêm ao nosso encontro e profere um “Bom dia senhor, ou senhora”, “Se precisar, é só chamar” com tom de voz educado e sorriso largo, a família recém-chegada age com um fim: vender um estilo de vida.

A cada oportunidade, seja no pátio da escola, 


 
no banheiro escolar feminino, 



no cabeleireiro, 







no campo de golfe,


numa festinha para conhecer a vizinhança, pertences, digo, produtos são exibidos.  A um contato superficial, os quatro vendedores assemelham-se a qualquer ambiente familiar, mas ao fechar a porta, ao se excluírem dos olhares externos, são apenas indivíduos que precisam vender para ganhar dinheiro, seres com desejos não dominados, gays não assumidos, pessoas solitárias.



Bom, o que penso desta história contada em uma hora e meia? Há muito não me interessava por filmes do DD. Após “Totalmente Apaixonados”, comecei a dar créditos às escolhidas dele no cinema, porque “Californication” como eu já disse em outra ocasião, não acompanho.  Por isso, sentei-me em frente ao computador para assistir a “The Joneses”. Achei boa a proposta do filme, porém não conseguir me conectar com absolutamente nenhum dos personagens, minto, até que senti certa peninha do personagem do DD a certa altura do filme, mas foi somente isso, peninha. Não sei como definir o filme, drama, comédia romântica: Sei lá!



O longa não é ruim, propõe-se como crítica a uma sociedade de consumo, na qual as aparências e o ter que, porque o cara ao lado tem, é um objetivo do filme. No entanto, algo fica pelo caminho e eu não sei verdadeiramente dizer o que é. Pode ser o pouco tempo do filme unido ao tratamento superficial de cada personagem, ou a falta de química, pelo menos para mim, entre David e Demi, ou o  desenvolvimento da proposta de forma rasa. 
Posso recomendar o filme para os fãs do David, da Demi ou da Gillian. Não ficarão ao final do filme com a impressão de que viram uma péssima produção, porém nem que o filme é o máximo. Se se pretendia como comédia romântica, das quais estou cansada, penso que não conseguiu. 


 Possui o mesmo final de todas, possui a previsibildiade de cada uma das comédias românticas em seu final.
 
Entretanto faltou muito de comédia e outro tanto de romance.


Ainda assim, não me arrependi de vê-lo. Valeu para passar o tempo.

Nenhum comentário:

Este é blog é feito por fãs (Esfiles) de Arquivo X que, apesar da série ter se encerrado há alguns anos, ainda assistem, amam-na e seguem a carreira de seus principais atores. Aqui você, visitante, encontrará noticias de nossas atividades, encontros e também notícias relacionadas à série e seus atores.